O que é Terapia familiar e de casal?
A nossa abordagem
Nem todos os conflitos têm que acabar num divórcio podendo o casal trabalhar as suas diferenças com a ajuda de um terapeuta se esse for o desejo dos dois, ou separar-se sem demasiado sofrimento se a continuidade da relação não for possível.
A função da terapia de casal não é evitar a ruptura do casal, mas facilitar o encontro da melhor solução para todos. Por outro lado o casal que decide separar-se, não deixará de ser um casal parental, logo, a terapia de casal serve também para ajudar na relação futura com os filhos, (caso os haja) depois da separação.

Como funcionam as sessões de terapia?
As Sessões são de 60 minutos (sendo que a primeira sessão dura em média 90 minutos). A frequência poderá ser semanal, quinzenal ou mensal, de acordo com os objectivos da família.
Vem à sessão quem faz parte do sistema familiar e faça sentido participar. Mesmo que apenas uma pessoa venha às sessões, a unidade de tratamento é sempre o conjunto de relacionamentos nos quais a pessoa está inserida, a sua família/relação.

O que esperar nas sessões?
Nas sessões discutiremos em conjunto os vossos problemas e como eles vos estão a afectar. Pode acontecer um período de entrevista individual com cada membro do casal/ família, se a Terapeuta assim o entender e/ou a família/casal sentir necessidade. Também vos poderão ser pedidos trabalhos de casa para reflexão, até à próxima sessão.
Contudo, cada caso é único e a duração da terapia pode variar para cada família/casal. O fim da terapia surge assim, quando todos têm o sentimento de chegar ao fim e/ou quando o casal ou um elemento sente que não quer continuar.
Tem acordo com algum seguro?
Não. Contudo, fale com o seu médico de família por forma a prescrever as sessões, pois alguns subsistemas de saúde reembolsam parte do valor das sessões.
